{ reflexão semanal }

Newsletter nº3/2026

Porque E Que o Meu Negócio Está a Passar Por Dificuldades?

por Rick Boxx

As dificuldades nos negócios podem tornar-se, por vezes, esmagadoras. Existem muitas razões possíveis para problemas numa empresa ou organização, pelo que discernir a raiz do problema pode ser difícil. No entanto, é necessário. Existem problemas básicos comuns numa empresa em dificuldades e como responder. A primeira exige perguntar: “Estou a ser um mau mordomo?” É fácil ficar ganancioso ou distraído, esquecendo-se de cuidar do cliente. Ou pode envolver ignorar as principais disciplinas de desenvolvimento e gestão financeira empresarial. Na Bíblia, Tito 1:7 diz: “Porque o superintendente deve ser irrepreensível como mordomo de Deus, não obstinado, não temperamental, não exagerando no vinho, não sendo um valentão, não ganancioso.”

O segundo problema comum é quando a economia, ou a sua indústria, está em declínio. Numa crise económica, poderá assumir que a sua única resposta é aguentar. Mas a resposta proativa é fundamental. Gerir as despesas é importante, mas as crises podem ser oportunidades para aumentar a fé e a quota de mercado.

Hebreus 11:6 declara: “E sem fé é impossível agradar-Lhe, pois é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é Aquele que recompensa aqueles que O procuram”. Se estiver a passar por uma crise, ore com ousadia pedindo a fé necessária para envidar os seus melhores esforços para aumentar a quota de mercado.

Uma terceira razão possível para as dificuldades empresariais pode ser o facto de Deus o estar a disciplinar a si ou à sua empresa pelo pecado – desobediência às Suas leis e princípios. Há anos, fiz parte do conselho consultivo de um líder ministerial que estava a lutar para produzir frutos tangíveis. Algo não parecia bem, por isso continuámos a escavar. Eventualmente, este líder ministerial anunciou que se demitia por causa do vício da pornografia. Mais tarde, um dos seus associados disse: “Eu sabia que havia pecado no acampamento, mas não sabia onde”.

A Bíblia deixa claro: “O Senhor disciplina aquele a quem ama, e castiga todo o filho a quem aceita” (Hebreus 12:6).

Se o seu negócio estiver a passar por dificuldades, dê um passo atrás e avalie com cuidado e em espírito de oração se você ou a sua equipa têm pecado no seu “acampamento”

Outra razão pela qual a sua empresa pode estar a enfrentar dificuldades pode ser porque Deus está a testá-lo, a treiná-lo ou a refiná-lo.

No início do meu ministério no mercado, houve momentos em que Deus testou e refinou a minha fé. A folha de pagamentos a aproximar-se e sem dinheiro no banco deixou-me de joelhos, implorando pela ajuda de Deus. Quando o Senhor providenciou de formas inesperadas, isso não só aumentou a minha fé, como também deu testemunho da grandeza de Deus. Penso no Salmo 66:10 que diz: “Tu nos puseste à prova, ó Deus; tu nos refinaste como a prata é refinada”. Se Deus parece estar a testá-lo e a refiná-lo, volte-se para Ele em oração e maravilhe-se com o que Ele faz.

A última razão pela qual a sua empresa pode estar a passar por dificuldades pode ser devido a um ataque espiritual. Embora tente não dar demasiado crédito ao inimigo, há momentos em que Deus permitirá que o diabo nos peneire. Job é o melhor exemplo de alguém que passou por uma incrível batalha espiritual. Em Job 1, Satanás tomou os membros da família, as riquezas e todos os bens de Job, mas em Job 1:22 lemos: “Apesar de tudo isto, Job não pecou, nem culpou a Deus”. Se considerou todas as outras razões para as suas lutas e parece que é uma batalha espiritual, confie em Deus e lute vestindo toda a armadura de Deus destacada em Efésios 6.7.

Na Próxima Semana Há Mais

Partilha esta Reflexão

Hebreus 11:6 declara: “E sem fé é impossível agradar-Lhe, pois é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é Aquele que recompensa aqueles que O procuram”.

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.