{ reflexão semanal }

Newsletter nº07/2024

Paz Diante da Hostilidade

por Rick Boxx

Recentemente recebi um telefonema de um antigo colega de serviço de quem eu não tinha notícias há anos. Ele, zangado, rapidamente iniciou um longo discurso acerca de um email que eu tinha escrito para outras pessoas e que lhe fora reenviado. Ele não compreendeu bem os factos que eu tinha apresentado no email, o que resultou em raiva e frustração de ambas as partes quando ele me confrontou.
Embora eu sentisse que a explosão emocional daquele homem fosse injustificada e desproporcional, eu sabia que compartilhávamos a mesma fé em Jesus Cristo. Portanto, sendo ele meu irmão em Cristo, eu precisava de esclarecer as coisas e procurar resolver o conflito. Concluí que o facto de eu não ter feito nada de errado era irrelevante. Determinei-me a expressar o meu lado da situação, explicando como ele tinha interpretado de forma errónea o que eu tinha afirmado no meu email. Depois de discutirmos o engano na comunicação e trocado pedidos de desculpas, ele e eu fizemos as pazes e nos separamos amistosamente.

Esse incidente permaneceu na minha mente por um tempo enquanto eu imaginava de que maneira o problema poderia ter sido evitado antes de começar. Como todos nós somos indivíduos imperfeitos, os conflitos não intencionais são inevitáveis, não importa o quanto tentemos evitá-los. Mais tarde, senti Deus a fazer com que me  recordasse de tempos da minha infância quando o meu irmão e eu brigávamos geralmente por causa de assuntos de pouca importância. Também me lembrei da forma como minha mãe, sabiamente, insistia para que pedíssemos desculpas e apertássemos as mãos para restaurar nosso relacionamento.

Estudando a Bíblia a e sua sabedoria para o mercado de trabalho do Século XXI, descobri que um de seus temas centrais trata de relacionamentos – o nosso relacionamento com Deus e o relacionamento que temos com outras pessoas, seja no trabalho, nos nossos lares ou com aqueles que encontramos no decorrer do dia. Aqui estão alguns dos princípios que as Escrituras proporcionam sobre como lidar com conflitos:

Perdoar não é opcional: 
A nossa tendência é pensar que, se a pessoa que agiu mal connosco pedir o nosso perdão, devemos concedê-lo com relutância. E se ocorrer novamente, não devemos concedê-lo. Mas esse não é o padrão estabelecido por Jesus Cristo para os Seus seguidores.
Ele disse: Mas se não perdoarem os outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.” (Mateus 6:15). 

As disputas devem ser resolvidas rapidamente:
Se não forem prontamente solucionados, os conflitos podem inflamar e tornarem-se grandes problemas. Noutras palavras, fazer com que o proverbial copo de água se transforme muma tempestade. Pode acontecer não ser possível tratar as questões imediatamente, mas não traz nenhum benefício evitar abordá-las. É preciso buscar uma solução o mais rapidamente possível.
Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a  vossa ira antes que o sol se ponha.” (Efésios 4:26). 

O orgulho pode ser um grande obstáculo para a solução de conflitos: 
Uma boa regra para seguir é determinar que o relacionamento é mais importante do que estabelecer quem está certo e quem está errado. Um remédio eficiente contra o orgulho é ter a humildade de trabalhar buscando o perdão e a reconciliação.
“Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela.”(Provérbios 18:19). 

Uma pessoa sábia fez a seguinte observação: “Não podemos impedir que os pássaros voem sobre a nossa cabeça, mas podemos impedi-los de fazer um ninho nos nossos cabelos.” No ambiente de negócios, os erros de comunicação podem resultar em sentimentos feridos, mas a disposição tanto para dar quanto para pedir perdão pode trazer cura.

Na próxima semana há mais!

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“Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a vossa ira antes que o sol se ponha.” (Efésios 4:26).

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.