A tecnologia teve, obviamente, o efeito adicional de fazer com que a vida parecesse instantânea. Recebemos emails, mensagens e publicações nas Redes Sociais tão rapidamente como um soluço. Mesmo que estejamos em casa, podemos ter uma reunião presencial online com chefes e empregados utilizando várias ferramentas de conferência.
Assim, encontramo-nos a viver num mundo ASAP (sigla para “As Soon As Possible” – o mais rapidamente possível) – no qual as necessidades e exigências são respondidas imediatamente. O problema é que na vida real, nem todos os desafios podem ser resolvidos “agora”. Um cliente pode demorar a tomar uma importante decisão. A tão esperada promoção pode demorar a chegar. Uma doença grave pode exigir uma recuperação mais longa. “O mais rapidamente possível” pode demorar muito tempo.
Por vezes, isto pode ser especialmente verdadeiro para os que se esforçam por integrar a fé em tudo o que fazem, incluindo o trabalho.
TENDO circunstâncias fora do nosso controlo e sem escolha a fazer, a não ser confiar em Deus para nos proporcionar sabedoria e direção, podemos aprender o significado de uma palavra-chave: ESPERAR!
Para indivíduos orientados para a ação, o seu lema pode ser: “Não fiques aí parado – faz alguma coisa!” Mas ao lermos passagens como a de Salmos 37, descobrimos que este nem sempre é o plano de Deus. O Salmo começa com coisas para fazer:
“Confia no Senhor e faz o bem; habita na terra e desfruta de paisagens seguras. Deleita-te no Senhor, e Ele atenderá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor…” (Salmos 37:3-5).
Parece bom, certo? Pensamos connosco: “Posso fazer isto!” Mas depois lemos palavras que nos fazem pôr um travão: “Descansa no Senhor e aguarda por Ele com paciência...” (Salmos 37:7). E como que para corroborar isso, o verso 34 do mesmo Salmo diz-nos: “Espera no Senhor e segue o Seu caminho…” Muitas vezes não é isso que queremos ouvir. Lembro-me de inúmeras vezes durante a minha carreira em que eu orei procurando a orientação de Deus sobre uma variedade de preocupações. Mas, geralmente, a Sua resposta era: “Espera”. Aqui estão algumas passagens que eu achei úteis:
Foco em Deus:
Por vezes, o propósito de Deus ao fazer-nos esperar é reforçar a verdade de que Ele é soberano – Ele está no controlo, e não nós, e Ele é de confiança. “Fica quieto e sabe que Eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.” (Salmos 46:10).
Ter o necessário descanso:
Às vezes, seja a recuperar de uma enfermidade ou de um revés profissional, precisamos de tempo para nos reorganizarmos e nos restaurarmos. “…aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Voarão como águias; correrão e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40:31).
Esperar pacientemente pelo resultado:
Quando temos a certeza de que estamos a fazer aquilo para que Deus nos chamou, podemos confiar-Lhe os resultados, independentemente do tempo que demore até que sejam realizados. “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada vos abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o vosso trabalho não é em vão.” (I Coríntios 15:58).
Na Próxima semana Há Mais!