{ reflexão semanal }

Newsletter nº12/2025

Estabelecendo um Negócio Que Honre a Deus

por D. C. Chen

Cada indivíduo que entra no mercado de trabalho possui determinadas competências e capacidades concedidas por Deus, permitindo-lhes estabelecer uma posição segura num ambiente competitivo. Contudo, quando tudo corre bem, é fácil tornar-se autoconfiante, até mesmo orgulhoso, e afastar-se gradualmente de Deus. Isto é semelhante ao que aconteceu com Ló no Antigo Testamento da Bíblia, que foi movendo gradualmente a sua tenda em direção à cidade pecaminosa de Sodoma, levando finalmente à sua queda. 

Quando enfrentamos dificuldades nos negócios, temos duas opções: confiar apenas nas pessoas ou depender do Deus Todo-Poderoso. Jeremias 17:5-8 descreve os diferentes resultados destas escolhas: “Maldito aquele que confia no homem, que tira força da mera carne e cujo coração se afasta do Senhor”.

Em 1972, pouco depois da criação da minha empresa, a Everlight Chemical foi confrontada com a crise petrolífera global, colocando o negócio numa posição difícil. Nessa altura, algumas pessoas sugeriram que nomeássemos um legislador como presidente da nossa empresa para garantir o apoio dos bancos para o financiamento. Tive de escolher entre confiar nas pessoas ou confiar em Deus, e escolhi confiar na orientação e provisão de Deus.

Em 1988, a empresa entrou com sucesso no mercado bolsista de Taiwan. Enquanto preparava o documento para a apresentação da listagem de ações, senti-me dominado pela gratidão a Deus e decidi incluir uma declaração: “Conduzir os negócios de acordo com as verdades reveladas na Bíblia levará certamente às bênçãos e ao sucesso de Deus”. 

Desde então, no perfil e nos comunicados de imprensa da Everlight Chemical, temos destacado consistentemente que somos uma empresa que se esforça por dar testemunho de Deus.

Na Convenção Mundial do CBMC, em 1997, aprendi que o propósito dos negócios cristãos difere dos empreendimentos não-cristãos porque visa “glorificar Deus”. Esta compreensão esclareceu-me que a missão de uma empresa cristã não é apenas dar testemunho de Deus, mas também trazer-Lhe glória. 

A Everlight Chemical enfrentou muitos desafios na indústria de alta tecnologia; no entanto, optámos por confiar em Deus e confiar-Lhe o sucesso do nosso negócio. Graças à graça, direção e fiel provisão de Deus, fomos abençoados com talento, sabedoria e grandes clientes, permitindo que muitos novos empreendimentos passassem gradualmente de perdas a lucros.

Acredito que o sucesso da nossa empresa é, sem dúvida, uma manifestação da graça de Deus. Como é declarado em Miqueias 6:8, devemos “agir com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com o teu Deus”. Caminhar com o Senhor e estabelecer uma relação íntima com Ele permite-nos permanecer firmes no mercado em constante mudança e dar testemunho do Salmo 23:1: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”.

 

Na Próxima Semana Há Mais.

Partilha esta Reflexão

“Maldito aquele que confia no homem, que tira força da mera carne e cujo coração se afasta do Senhor”. Jeremias 17:5-8

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.