{ reflexão semanal }

Newsletter nº20/2025

Encontrar Alento em Tempos Desanimadores

por Rick Boxx

Sendo um otimista por natureza, os problemas precisam de ser muito sérios para que eu comece a sentir-me desencorajado. De um modo geral, eu encontro sempre um lado iluminado em qualquer situação negra. Entretanto, houve uma semana em que,  recentemente,  o meu otimismo não chegou para os desafios ameaçadores que eu enfrentava.

O nosso próximo evento estava a tornar-se insustentável, com problemas que surgiam um após o outro. Estávamos a ter problemas com comunicações e inscrições online, e fiquei a saber de algumas questões com clientes que precisavam de ser solucionadas rapidamente se quiséssemos que a conferência fosse um sucesso. 

O meu desencorajamento ia aumentando e eu não encontrava soluções para as dificuldades que estávamos a enfrentar. Mas eu sabia de uma coisa: eu precisava de um pouco de isolamento. Decidi afastar-me por algum tempo e fui para o meu carro. 

 Enquanto conduzia, orei e pedi ardentemente a Deus que me desse direção e sabedoria. Eu estava ansioso por obter respostas e, apesar do meu desânimo, sentia-me confiante de que o Senhor providenciaria as respostas de que eu precisava. Aqueles momentos de reflexão pessoal fizeram-me recordar a passagem bíblica do Novo Testamento que diz: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o facto de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da vossa fé produz perseverança.” (Tiago 1:2-3). 

O meu desânimo abrandou quando me dei conta de que Deus tem um propósito por detrás de todo desafio. Com uma nova sensação de paz, eu e aqueles que trabalham comigo fomos capazes de ter uma nova visão dos problemas com que estávamos a lidar, encontrando soluções satisfatórias. A Palavra de Deus encorajou-me durante aqueles momentos de grande desânimo. Ela pode fazer o mesmo por si.

 A Bíblia tem muito a dizer sobre os nossos momentos de adversidade e desencorajamento. Aqui estão apenas algumas das garantias simples, mas que vão diretamente ao ponto, e que podemos encontrar nas Escrituras:

Confie que Deus sabe o que está a fazer.
 Quando passamos por grandes problemas, podemos ter dificuldades em crer que Deus tenha alguma ideia do que estamos a enfrentar. Contudo, a Bíblia  assegura-nos que Ele de facto conhece e compreende. ‘Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vós ’, diz o Senhor, ‘planos de fazer-vos prosperar e não vos causar dano, planos de dar-vos esperança e um futuro.’” (Jeremias 29:11).

 Confie na direção de Deus.
Uma das coisas maravilhosas de se andar por fé é a certeza de que quando tomamos decisões erradas ou saímos do curso, Deus é capaz de redirecionar-nos. “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento; reconhece o Senhor em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5-6). 

Confie na sabedoria de Deus.  
Quando buscamos Deus e a Sua sabedoria, Ele pode e vai prover o que necessitamos de muitas maneiras. A chave consiste em não somente pedir, mas também confiar que Ele vai prover o que precisamos, quando precisarmos. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e será concedida. Peçam-na, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.” (Tiago 1:5-6). 

  

Na próxima semana há mais!

Partilha esta Reflexão

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento; reconhece o Senhor em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5-6).

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.