Uma definição de ‘cortesia’ é “a demonstração de polidez na atitude e comportamento de alguém para com os outros; um ato ou expressão respeitosa ou atenciosa”. A cortesia – ou a falta dela – é uma qualidade que rapidamente noto sempre que frequento um negócio, como uma mercearia ou uma loja de departamentos, um consultório médico, um cinema ou um restaurante.
Infelizmente, no nosso mundo de hoje, parece que a cortesia passou de moda. Até o simples ato de segurar a porta a outra pessoa quando se entra num negócio parece ofender algumas pessoas. Este gesto não tem a intenção de rebaixar ou parecer condescendente. É apenas um simples ato de reconhecer a presença da outra pessoa e oferecer-lhe educadamente a oportunidade de entrar antes de si
Na nossa comunidade, um supermercado e os seus funcionários são conhecidos pela sua cortesia. Cumprimentam sempre os clientes, perguntam se podem ajudar de alguma forma, agradecem na hora de finalizar a compra e até se oferecem para ajudar a levar as compras até ao seu carro. Outro supermercado, também de grande destaque, raramente demonstra tais formas de amabilidade. Adivinha qual das lojas prefiro visitar?
Porquê a diferença? Acredito que na maioria dos casos é a cultura do negócio – formar e esperar que todos os colaboradores atuem de uma forma certa e consistente. A cortesia não acontece por acaso. O mais interessante é que é necessário tão pouco esforço para ser cortês com os outros, mas os benefícios são substanciais.
Muitas passagens da Bíblia falam sobre a cortesia ser estendida, juntamente com princípios subjacentes sobre como e por que razão deve ser proeminente nas nossas interações com os outros. Aqui estão apenas alguns deles:
Dando prioridade aos outros:
Tratar os outros como gostaria de ser tratado:
Diferenciando-nos num ambiente de trabalho altamente competitivo: