{ reflexão semanal }

Newsletter nº51/2025

Avaliando a Cortesia no seu Negócio

por Robert J. Tamasy

Como se constrói um negócio de sucesso? Inúmeros livros foram escritos sobre o assunto. Os chamados “especialistas” apregoam muitas fórmulas sobre a forma como uma empresa pode superar os concorrentes. Mas raramente ouvimos estas autoridades mencionarem uma palavra específica que possa fazer uma enorme diferença tanto para uma empresa como para os seus clientes ou clientes. Essa palavra é: Cortesia.

Uma definição de ‘cortesia’ é “a demonstração de polidez na atitude e comportamento de alguém para com os outros; um ato ou expressão respeitosa ou atenciosa”. A cortesia – ou a falta dela – é uma qualidade que rapidamente noto sempre que frequento um negócio, como uma mercearia ou uma loja de departamentos, um consultório médico, um cinema ou um restaurante.

Infelizmente, no nosso mundo de hoje, parece que a cortesia passou de moda. Até o simples ato de segurar a porta a outra pessoa quando se entra num negócio parece ofender algumas pessoas. Este gesto não tem a intenção de rebaixar ou parecer condescendente. É apenas um simples ato de reconhecer a presença da outra pessoa e oferecer-lhe educadamente a oportunidade de entrar antes de si

Na nossa comunidade, um supermercado e os seus funcionários são conhecidos pela sua cortesia. Cumprimentam sempre os clientes, perguntam se podem ajudar de alguma forma, agradecem na hora de finalizar a compra e até se oferecem para ajudar a levar as compras até ao seu carro. Outro supermercado, também de grande destaque, raramente demonstra tais formas de amabilidade. Adivinha qual das lojas prefiro visitar?

Porquê a diferença? Acredito que na maioria dos casos é a cultura do negócio – formar e esperar que todos os colaboradores atuem de uma forma certa e consistente. A cortesia não acontece por acaso. O mais interessante é que é necessário tão pouco esforço para ser cortês com os outros, mas os benefícios são substanciais.

Muitas passagens da Bíblia falam sobre a cortesia ser estendida, juntamente com princípios subjacentes sobre como e por que razão deve ser proeminente nas nossas interações com os outros. Aqui estão apenas alguns deles:

Dando prioridade aos outros:

Mostrar cortesia para com os outros comunica que são valorizados. “Não façam nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas com humildade considerem os outros superiores a vós mesmos. Cada um deve olhar não só para os seus próprios interesses, mas também para os interesses dos outros” (Filipenses 2:3-4).

Tratar os outros como gostaria de ser tratado:

Quando alguém perguntou o que Deus espera do Seu povo, Jesus Cristo disse que a resposta não era complicada. Para além da ordem de: “‘Ama o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’”, Ele disse: ‘Ama o teu próximo como a ti mesmo.’ Nenhum outro mandamento é maior do que estes” (Marcos 12:29-31). Como gostaria que as pessoas lhe respondessem com cortesia?

Diferenciando-nos num ambiente de trabalho altamente competitivo:

No mercado de trabalho e negócios, onde os lucros são muitas vezes primordiais e tudo o resto é considerado de muito menor importância, demonstrar preocupação e interesse genuínos pelos outros pode fazer com que nós – e as nossas empresas – nos destaquemos. “…ser bondoso, conciliador e amável, mostrando uma consideração e cortesia incondicionais para com todos” (Tito 3:2 Tradução Livre).
Na Próxima semana há mais!

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“Não façam nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas com humildade considerem os outros superiores a vós mesmos.” Filipenses 2:3

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.