{ reflexão semanal }

Newsletter nº35/2025

Aprendendo a Prosperar no Melhor Ambiente

por Robert J. Tamasy

Já foi a um aquário público e observou os peixes a nadar, satisfeitos no seu ambiente aquático? Acha que têm consciência da água em que vivem? Eu duvido. Esse é o habitat natural e nunca conheceram outra coisa.

De certa forma, somos assim. Todas as manhãs acordamos sem prestar atenção ao ar que enche os nossos pulmões a cada inspiração. Isto  a menos que algum doença física dificulte a respiração. Tal esforço torna-nos muito conscientes da atmosfera saturada de oxigénio na qual vivemos.

A razão para eu destacar isto deve-se ao outro “ambiente” no qual vivemos. Os humanos são descritos como seres de natureza física, mental, emocional e espiritual. Estamos conscientes do nosso ambiente físico, bem como da nossa constituição mental e emocional. Mas, e quanto ao aspeto espiritual das nossas vidas?

Um amigo meu foi, durante muitos anos, alto executivo na área de eventos e convenções e supervisionava importantes conferências e eventos públicos que aconteciam na sua cidade. Naquele ambiente de trabalho frenético e exigente, o que lhe permitia lidar com o stress era o que considerava ser o seu ambiente espiritual.

Esse amigo, anteriormente um ateu que teve um encontro transformador com Jesus Cristo, adotou um versículo da Bíblia em particular como credo: “Pois nEle vivemos, nos movemos e existimos…” (Atos 17:28)O desejo dele era concentrar o foco naquilo que Deus tinha feito na sua vida  e ser um testemunho vivo em palavras e ações.

Nunca tentou impor a sua fé a ninguém, mas sempre teve presente a instrução de Jesus aos Seus seguidores: “Mas recebereis a força quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (Atos 1:8)Compreendeu que, onde quer que fosse, o que quer que fizesse, seria como um “Embaixador de Cristo” (II Coríntios 5:20).

Se somos seguidores de Jesus Cristo, como podemos também obter êxito desejando “viver, mover-nos e existir” em Cristo? Eis apenas algumas das diretrizes tiradas da Bíblia:

Confie na Palavra de Deus para obter direção e sabedoria:
As Escrituras são o melhor guia que podemos usar quando procuramos fazer decisões difíceis, bem como quando enfrentamos desafios no trabalho e na nossa vida pessoal. “A Tua palavra é uma lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmos 119:105).

Medite e memorize a Palavra de Deus: 
Outra chave para podermos viver, mover-nos e existir em Deus é tornar a Sua Palavra revelada – a Bíblia – o centro dos nossos pensamentos e ações. É bom quando temos tempo para ler as Escrituras, mas mesmo quando não o fazemos, se tivermos na memória passagens-chaves elas estarão disponíveis na nossamente a qualquer momento. “Guardei no coração a Tua palavra para não pecar contra Ti.” (Salmos 119:11).

Nunca se esqueça para Quem vivemos e a Quem servimos: 
Temos a tendência em concentrar-nos nas nossas próprias necessidades, no nosso progresso e nas nossas realizações. Mas foi Deus que nos deu as capcidades, experiências e talentos que utilizamos no mercado e ambiente de trabalho. Por causa disso, Ele merece a nossa honra e adoração. “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (I Coríntios 10:31).

Na Próxima Semana Há Mais!

Partilha esta Reflexão

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”(I Coríntios 10:31).

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.