Um conhecido filme promocional na TV veiculava a imagem de um telespectador a trabalhar muitas horas enquanto mostrava belas fotos de um carro luxuoso. A mensagem foi clara. Trabalhamos para adquirir.
Outro filme comercial na TV mostra lindas ondas do mar azul-marinho e um casal atraente relaxando nas praias de areia branca. “Venha para a Jamaica”, diz a voz. A mensagem deste comercial é que férias na Jamaica são a melhor recompensa pelo seu trabalho.
Existem muitas motivações para trabalhar. Alguns podem até dizer que é simplesmente para colocar comida na mesa.
George Barna, pesquisador americano sobre hábitos religiosos, encontrou resultados perturbadores num estudo sobre as motivações de muitos cristãos na sociedade americana. “Não somos uma sociedade que simplesmente aproveita as folgas. Somos movidos por nossos apetites de lazer”.
É cada vez mais comum ouvir pessoas recusando ofertas de emprego porque os horários ou outras responsabilidades interfeririam em seus hobbies, regimes de fitness e outras atividades de fruição do tempo.
“Até mesmo nossos hábitos de consumo mostram que divertimento se tornou uma grande prioridade. A família média gasta mais dinheiro com entretenimento do que com roupas, cuidados de saúde, móveis ou gasolina”.
Neste estudo também descobriu que muitas pessoas definem o sucesso em termos surpreendentemente não cristãos: ele descobriu que 66% dos americanos definem o sucesso na vida como a aquisição de dinheiro suficiente, educação, bens materiais ou prestígio na carreira; apenas 7 por cento relacionaram o sucesso à sua condição de fé e sua influência em sua vida.
“A Igreja Cristã estagnou, em grande parte devido ao seu conforto com rotinas e rituais que não são desafiadores nem relevantes para milhões de pessoas”, disse Barna.
Você já se perguntou: “Por que trabalho?”
Jesus tinha uma obra a fazer que foi dada a Ele por Seu Pai Celestial.
Você também tem um trabalho para o qual foi chamado. Peça a Deus para lhe dar um senso renovado do trabalho que você foi chamado para fazer hoje.
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2