Houve um tempo em que as pessoas conquistavam um emprego e nele permaneciam por décadas. Aquele seria, literalmente, o trabalho de toda uma vida. Mas atualmente isso raramente acontece. Na maioria dos casos, os dias de aposentar-se na mesma companhia ganhando relógios de ouro e gordas pensões são relíquias do passado.
Quanto a mim, nunca me firmei em nenhuma empresa ou organização específica. A minha carreira foi feita com muitas paragens ao longo do caminho. Quando paro para examinar o curso de minha carreira, à primeira vista ele parece sinuoso e desconectado. Entretanto, ela parece-se mais com uma tapeçaria – vista pelo avesso parece caótica, mas do outro lado exibe um desenho ou imagem elegante. Com o benefício de uma perceção retrospetiva, posso reconhecer o divino propósito e direção de Deus.
A minha história profissional lembra um rio cheio de meandros, indo de caixa bancário a empresário na área de aluguer de carros, passando por consultor e, finalmente, chegando ao ministério sem fins lucrativos. A diversidade da minha vocação pode parecer estranha, mas Deus tinha um plano. Hoje, devido à variedade de trabalhos anteriores, tenho o privilégio de servir e ministrar basicamente a líderes de pequenas empresas, especialmente empreendedores.
Ao longo desta minha jornada sinuosa, Deus tem-me dado experiência e discernimento que eu jamais teria obtido caso permanecesse empregado na mesma área profissional ou numa só empresa. Eu entendo as lutas da contabilidade e administração financeira. Eu abri uma empresa na pior fase da economia. Aprendi a liderar e desenvolver pequenos negócios à maneira de Deus, seguindo os princípios das Escrituras.
A Bíblia diz-nos que Deus trabalha tipicamente dessa forma. Como Provérbios 16:9 ensina: “No seu coração o homem planeia o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.” Nós podemos pensar que já sabemos das coisas e temos o controle do nosso futuro, mas o Senhor está fielmente a orquestrar detalhes por trás dos cenários a fim de cumprir os Seus divinos propósitos. Como outra passagem declara: “Muitos são os planos do coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” (Provérbios 19:21).
Para muitas pessoas, isso pode ser desconcertante. Elas querem sentir que o controle das suas vidas está completamente nas suas próprias mãos. Quanto a mim, saber que Deus está a estabelecer os nossos passos para cumprir os Seus divinos propósitos é tanto encorajador quanto tranquilizador. A experiência tem demonstrado a cada um de nós que não fazemos a menor ideia do que o dia de amanhã nos reserva. É reconfortante crer que o Senhor não apenas conhece o presente, mas também o futuro. Aqui estão duas das verdades das Escrituras que podem proporcionar-nos paz num mundo caótico e imprevisível:
Deus quer o melhor para nós. Para aqueles que buscam o Senhor e desejam serví-Lo, Ele está pronto para responder: “‘Por que sou Eu que conheço os planos que tenho para vós’, diz o Senhor, ‘planos de fazer-vos prosperar e não de vos causar dano, planos de dar-vos esperança e um futuro. Então clamarão a Mim, virão orar a Mim, e Eu vos ouvirei. Procurar-ME-ão e achar-Me-ão quando Me procurarem de todo o coração.’” (Jeremias 29:11-13).
Deus promete guiar-nos. A direção das nossas carreiras – e das nossas vidas – pode mudar de maneira súbita e inesperada. Nós podemos preocupar-nos e temer, ou podemos confiar que Deus não é surpreendido. Ele irá assegurar que nós estamos a seguir o caminho certo. “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento; reconhece o Senhor em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5-6).
Deus sabia o que fazia quando traçou o mapa do meu curso vocacional. Ele faz o mesmo por si também!
Na Próxima semana há mais!