{ reflexão semanal }

Newsletter nº17/2021

O Princípio do Investimento

por John Haggai

De cada seis versículos dos evangelhos um ter a ver com o uso certo errado de bens materiais. Das trinta e oito parábolas narradas por Jesus , dezasseis estão relacionadas com o emprego certo ou errado das riquezas.
Como todos os dons de Deus , o principio do investimento é bom, mas  pode ser usado para maus fins. Por esse motivo , Jesus nos adverte contra dois extremos que poderemos adotar em nossa atitude para com o dinheiro.

“E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”.1 Coríntios 13:3

Ele nos advertiu contra  a ideia de que o dinheiro é intrinsecamente mau , o que nos levaria a ficar excessivamente preocupados e amedrontados em relação às coisas materiais. Ele nos advertiu , também contra o extremo de fazer dos bens materiais o centro da nossa vida e sermos cobiçosos ou termos o desejo de possuir apenas por possuir . O cristão não pode servir a ambos, a Deus e a Mamom, mas deve aprender a servir a Deus como o “seu mamom”, com as motivações corretas.
Já que Deus prometeu uma bênção especial para os que o honrarem  com seus bens materiais, então o líder que retém dos seus seguidores essa boa-nova da alegria e do enriquecimento de dar , peca contra eles. O líder, portanto, deve conhecer a fundo o sentido do investimento , entender a motivação certa , aprender a importância do investimento e observar as regras de ouro do investimento :

Reconhecer que Deus é Provedor de tudo (Gen.22)
Focalizar a atenção nas coisas que queremos na medida  que elas são compatíveis com a vontade de Deus, e esquecer as que não queremos . (Jó 3:25)
Investir naquilo que queremos obter. (Mateus 7:12)
Investir no obetivo mais imediato . (1 Reis 17:13)
Ser paciente. (Tiago 5:7)
Não deixar  se abater por uma ocasional falha na colheitas. (2 Cor. 4:8)
Por o seu dinheiro onde quer que o seu  coração esteja . (Luc. 12:34)
Alegrar-se (Filip.4:4)
Crer que obterá resultados. (Salmo 126:6)
Dar glória a Deus. (2 Cor 10:7) .

O principio do investimento acha-se resumido nas palavras de Cristo : “Dai, e dar-se-vos-á ; boa medida , recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão : porque com a medida que tiverdes medido vos medirão também” . (Lucas 6:38 )

Partilha esta Reflexão

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
“E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria” 1 Coríntios 13.3

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.