Eu acreditei numa mentira durante os primeiros 28 anos de minha vida cristã.
É uma mentira muito comum nos círculos cristãos, e se você é um empresário ou exerce uma profissão, acho que você também lutou contra isso.
Eu acreditava em uma dicotomia secular-sagrado. E isso fez com que eu tivesse um desempenho abaixo da minha capacidade. Tanto nos negócios quanto na igreja.
Deixe-me explicar…
Quando me tornei um seguidor de Cristo no meu último ano de faculdade, de alguma forma recebi um memorando mental que dizia que todos os crentes mais piedosos … aqueles que levavam a fé mais a sério … entraram no ministério vocacional em tempo integral. Afinal, as biografias famosas, os sermões e os púlpitos estão cheios de pessoas que “deram tudo por Jesus”. E nenhum deles entrou em negócios (ou parecia).
Então senti-me inferior. E pensei em deixar o meu programa de MBA para ir para o Instituto Bíblico. Senti que, se continuasse no negócio, sempre seria um cristão de segunda classe, cujo papel na igreja seria participar de uma comissão de tesouraria ou contribuir para financiar aqueles que fazem a verdadeira obra para Deus. Aqueles no ministério de tempo integral.
Mas deixei de reconhecer que fui convocado para o ministério de tempo integral no dia em que fui salvo. E você também.
Também não percebi que o negócio ou profissão secular não é uma vocação de segunda classe. É tão legítimo quanto estar em um púlpito.
Sem dicotomia. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança…” (Colossenses 3:23-24).
Não há dicotomia entre sagrado e secular. Tudo é espiritual. O Reino de Deus estende-se por todas as áreas da vida, não apenas dentro das quatro paredes do prédio de uma igreja. E nós, como empresários, muitas vezes temos um contato mais eficaz e amplo com o mundo do que um pastor típico. Além de mais oportunidades de mostrar o amor e o poder de Deus de maneiras inesperadas.
Ele prometeu estar connosco e que Seu Espírito nos guiaria em toda a verdade. O seu negócio não está isento dessa promessa. Isso é uma ótima notícia, não é?
Deus está à espera que acessemos o Seu conselho e Sua visão para que possamos aplicar as soluções do Céu à Terra e ensinar os Seus caminhos, demonstrando soluções para os problemas do mundo. O mundo está uma confusão e clama por respostas (ver Romanos 8:19). Temos acesso às respostas … pelo Espírito Santo. Devemos esperar ser os inovadores, os criadores, inventores e projetistas de soluções para os gritos da humanidade.
O que Jesus demonstrou ao curar corpos é o mesmo poder que pode transformar o seu negócio , a sua profissão … e comunidade … e as nações.
Você renunciou à dicotomia secular-sagrado? Você está a fazer uma parceria para trazer o Céu à Terra na sua esfera de negócios e vida profissional hoje?
“Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.” Romanos 8:19