{ reflexão semanal }

Newsletter nº22 / 2020

Escolher o Propósito de Deus para o Trabalho

por YouBible

Muitas vezes, os cristãos têm a concepção errada de que o único trabalho que importa para Deus é o trabalho dos pastores, dos missionários e das organização sem fins lucrativos. O perigo é que nós julgamos os outros trabalhos como sendo insignificantes, o que pode ter um impato negativo na nossa atitude e motivação. O facto é que todo o trabalho importa para Deus. Deus quer que nos unamos a Ele em qualquer trabalho que fizermos para servir os outros e cumprir os Seus propósitos.

José compreendeu isto, mesmo nas suas maiores provações. José não desenvolveu uma má atitude, mesmo quando as suas circunstâncias foram de mal a pior. Ele não persistiu simplesmente porque o trabalho que ele tinha de fazer não era claramente o seu chamado final. José sabia para quem ele realmente trabalhava – Deus. Como resultado, Génesis 39 conta-nos que “O Senhor era com José” quatro vezes (Gen. 39:2, 3, 21, 23). Quando a esposa de Potifar cercava José constantemente, ele dizia “o meu amo nem sequer se preocupa com os assuntos de casa. […] Como é que eu posso agora fazer uma coisa dessas, cometendo um pecado contra Deus?” José reconheceu que o seu sucesso vinha de Deus e que ele precisava de honrar a Deus sem falhar.

Apesar de José escolher fazer o que era certo, ele foi falsamente acusado, despedido do seu trabalho, e atirado para a prisão. Mesmo no meio das circunstâncias injustas, José nunca parou de honrar a Deus e servir os que estavam à sua volta. Mais uma vez, Deus favoreceu-o com a administração da prisão.

Nós vamos passar por circunstâncias injustas no trabalho, assim como José. Nós precisamos de nos guardar contra o desenvolvimento de uma atitude negativa em relação ao nosso trabalho quando as coisas dão errado. Jesus disse-nos, “Têm muito que sofrer no mundo, mas tenham coragem! Eu venci o mundo!” (João 16:33). Nós precisamos de permanecer continuamente em Cristo em todas as circunstâncias, e o trabalho que fazemos vai dar muito fruto (João 15:5).

O que pode fazer para ver o seu trabalho através dos olhos de Deus hoje?

Partilha esta Reflexão

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
“Têm muito que sofrer no mundo, mas tenham coragem! Eu venci o mundo!” João 16:33

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.