Como sabe que é um líder? Confirme e veja se tem alguém que esteja a seguir o seu exemplo. Ter seguidores demonstra que está a acontecer algum tipo de liderança. John Maxwell, escritor de renome mundial e autoridade em liderança, disse certa vez: “Se pensa que é um líder e não tem ninguém que siga o seu exemplo, está apenas a fazer uma caminhada.” Está a liderar ou apenas a dar um passeio?
Para avaliar o impacto de um líder, existe uma pergunta importante a ser feita: O que faz as pessoas obterem o desejo de seguir – e então, realmente seguem alguém? Por que razão elas não se satisfazem em traçar simplesmente a sua própria rota?
Muitos líderes presumem que as pessoas os seguem devido à sua capacidade de persuasão, ao seu carisma, realizações, propostas, fama ou outras qualidades e atributos. Isso geralmente é verdade na esfera da liderança empresarial, onde os líderes geralmente são reconhecidos com base na sua personalidade e realizações pessoais. As pessoas gostam de seguir pessoas que parecem estar a fazer com que as coisas aconteçam.
Entretanto, nem sempre é este o caso. Especialmente na esfera da liderança espiritual, é importante entender que Deus é quem faz com que as pessoas desejem seguir, comecem a seguir e continuem a seguir um líder em particular. Este é o líder que o Senhor designou e ungiu para os Seus propósitos.
Foi o rei Davi de Israel quem reconheceu que Deus é Aquele que “…subjuga a mim [David] os povos.” (Salmos 144:2). Mesmo antes de assumir as suas responsabilidades reais, David teve consciência disso. Mas ele foi capaz de experimentar plenamente esse princípio depois de assumir o cargo de novo rei de Israel, substituindo o incompetente rei Saul.
O 12º Capítulo de I Crônicas no Antigo Testamento da Bíblia, apresenta uma descrição interessante de como o povo escolheu colocar-se sob o comando de David, juntando-se à sua causa, e reconhecendo-o como o líder designado por Deus. Até àquele momento, David tinha demonstrado lealdade a Saul, o seu antecessor. Ele estava satisfeito por confiar em Deus e tinha-se determinado a cumprir a missão da sua vida. Entretanto, ele ainda não contava com a companhia necessária das pessoas fundamentais que se colocariam ao seu lado nos seus empreendimentos – especialmente um exército que o defendesse e ao seu povo das facções inimigas.
Para conquistar os seguidores de que precisava, David não colocou anúncios de “Precisa-se” nos jornais ou cartazes pela cidade. Ele simplesmente creu que, como Deus tinha providenciado tantas outras coisas na sua vida, o Senhor também lhe proporcionaria essa “equipa” de pessoas necessárias. O Senhor tomou a Seu cargo mobilizar e direcionar indivíduos fundamentais de toda a esfera da sociedade israelita para que aceitassem o comando de David e se alinhassem com ele pela Sua causa.
Lemos a respeito disso em I Crônicas 12:22 que declara: “Diariamente chegavam soldados para ajudar David, até que o seu exército se tornou tão grande como o exército de Deus.” David, então, foi capaz de experimentar a maravilha da liderança, com Deus a escolher e reunir uma equipa de seguidores e colaboradores que possuíam um caráter devotado. Eles provaram ser líderes fiéis capazes de cumprir as tarefas que lhes foram designadas.
David tornou-se um exemplo vivo de um provérbio que o seu filho, Salomão, escreveria anos mais tarde depois dele próprio ter assumido o reinado de Israel. Salomão escreveu: “Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem mantém-se com um líder sábio e sensato.” (Provérbios 28:2).
Na Próxima semana há mais!