{ reflexão semanal }

Newsletter nº25 / 2020

Combater o Medo do Desconhecido com o que é Conhecido

por Robert J. Tamasy

Anos atrás, discutindo os desafios de tomar decisões durante a guerra do Oriente Médio, (Donald Rumsfeld) descreveu os fatores variáveis envolvidos da seguinte forma: “Há coisas que sabemos que sabemos, coisas que sabemos que não sabemos e coisas que nem sabemos que não sabemos.” Nós podemos jamais ter que lidar com responsabilidades de tempos de guerra, mas dadas as incertezas do mercado de trabalho – mesmo quando não estamos em meio a uma pandemia global – o que não sabemos, o desconhecido, exerce grande pressão sobre nós.

Ao entrarmos em 2020, uma das coisas que “sabíamos que sabíamos” era que a economia em muitas partes do mundo estava prosperando. Com base naquilo que estávamos vivendo, havia uma grande expectativa de que o mercado de trabalho continuasse a atravessar tempos de prosperidade. Entre as “coisas que não sabíamos” estava o conhecimento de que um evento grave poderia mudar abruptamente a economia mundial. Todos sabiam que existia essa possibilidade, mas ninguém sabia com certeza o que poderia ser. A maior de todas as coisas que “nem sabíamos que não sabíamos” ao iniciar-se o novo ano, evidentemente, era o surgimento  da COVID-19, um vírus incrivelmente agressivo que se espalhou a partir da China e fez surgir uma pandemia global.

Tendemos a deixar que as coisas que não sabemos – tanto aquelas que sabemos que não sabemos, quanto as que nem sabemos que não sabemos – nos oprimam, enchendo-nos de medo e preocupação. Entretanto, existe uma alternativa.

Podemos fazer a escolha de concentrarmos o foco sobre as coisas que “sabemos”, aquelas em que podemos confiar e das quais podemos depender. O problema é que, em tempos turbulentos como o que estamos vivendo agora, existem poucas coisas que sabemos nas quais podemos nos apoiar confiadamente.

É quando a fé – a segurança confiante e a sincera expectativa que temos no Deus da Bíblia – pode nos sustentar. Corrie Ten Boom, que com sua família na Holanda ajudou muitos judeus a escaparem dos nazistas durante a II Guerra Mundial, escreveu sobre isso. Ela disse: “Jamais tenha medo de confiar o futuro desconhecido a um Deus conhecido.”

Na Palavra de Deus encontramos centenas de promessas e preceitos, declarações de confiança que temos da parte de Deus como seguidores de Jesus Cristo, que se aplicam diretamente tanto ao mercado de trabalho quanto a qualquer outra área da vida. Aqui estão algumas delas, entre outras mais que  poderá encontrar  nas Escrituras:

Sabemos que Deus tem um propósito específico para a nossa vida. “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro…Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração.” (Jeremias 29:11-13).

Sabemos que Deus usa as adversidades que enfrentamos para nosso próprio benefício. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito.” (Romanos 8:28).

Sabemos que Deus não está distante; Ele está  acessível … “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4:15-16). “Por intermédio de quem [Cristo] temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nEle.” (Efésios 3:12).

Sabemos que Deus ouve e responde nossas orações. “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dEle pedimos.” (I João5:14-15).

Partilha esta Reflexão

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
“Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro…Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração.” Jeremias 29:11-13

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.