{ reflexão semanal }

Newsletter nº25 / 2020

Combater o Medo do Desconhecido com o que é Conhecido

por Robert J. Tamasy

Anos atrás, discutindo os desafios de tomar decisões durante a guerra do Oriente Médio, (Donald Rumsfeld) descreveu os fatores variáveis envolvidos da seguinte forma: “Há coisas que sabemos que sabemos, coisas que sabemos que não sabemos e coisas que nem sabemos que não sabemos.” Nós podemos jamais ter que lidar com responsabilidades de tempos de guerra, mas dadas as incertezas do mercado de trabalho – mesmo quando não estamos em meio a uma pandemia global – o que não sabemos, o desconhecido, exerce grande pressão sobre nós.

Ao entrarmos em 2020, uma das coisas que “sabíamos que sabíamos” era que a economia em muitas partes do mundo estava prosperando. Com base naquilo que estávamos vivendo, havia uma grande expectativa de que o mercado de trabalho continuasse a atravessar tempos de prosperidade. Entre as “coisas que não sabíamos” estava o conhecimento de que um evento grave poderia mudar abruptamente a economia mundial. Todos sabiam que existia essa possibilidade, mas ninguém sabia com certeza o que poderia ser. A maior de todas as coisas que “nem sabíamos que não sabíamos” ao iniciar-se o novo ano, evidentemente, era o surgimento  da COVID-19, um vírus incrivelmente agressivo que se espalhou a partir da China e fez surgir uma pandemia global.

Tendemos a deixar que as coisas que não sabemos – tanto aquelas que sabemos que não sabemos, quanto as que nem sabemos que não sabemos – nos oprimam, enchendo-nos de medo e preocupação. Entretanto, existe uma alternativa.

Podemos fazer a escolha de concentrarmos o foco sobre as coisas que “sabemos”, aquelas em que podemos confiar e das quais podemos depender. O problema é que, em tempos turbulentos como o que estamos vivendo agora, existem poucas coisas que sabemos nas quais podemos nos apoiar confiadamente.

É quando a fé – a segurança confiante e a sincera expectativa que temos no Deus da Bíblia – pode nos sustentar. Corrie Ten Boom, que com sua família na Holanda ajudou muitos judeus a escaparem dos nazistas durante a II Guerra Mundial, escreveu sobre isso. Ela disse: “Jamais tenha medo de confiar o futuro desconhecido a um Deus conhecido.”

Na Palavra de Deus encontramos centenas de promessas e preceitos, declarações de confiança que temos da parte de Deus como seguidores de Jesus Cristo, que se aplicam diretamente tanto ao mercado de trabalho quanto a qualquer outra área da vida. Aqui estão algumas delas, entre outras mais que  poderá encontrar  nas Escrituras:

Sabemos que Deus tem um propósito específico para a nossa vida. “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro…Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração.” (Jeremias 29:11-13).

Sabemos que Deus usa as adversidades que enfrentamos para nosso próprio benefício. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito.” (Romanos 8:28).

Sabemos que Deus não está distante; Ele está  acessível … “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4:15-16). “Por intermédio de quem [Cristo] temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nEle.” (Efésios 3:12).

Sabemos que Deus ouve e responde nossas orações. “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dEle pedimos.” (I João5:14-15).

Partilha esta Reflexão

“Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro…Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração.” Jeremias 29:11-13

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.