{ reflexão semanal }

Newsletter nº08/2023

Assumir a Responsabilidade e Fazer o Trabalho

por Robert J. Tamasy

Vivemos em um tempo incomum. Mais e mais, as pessoas parecem não estar dispostas a assumir responsabilidade por suas decisões e ações. Para alguns, isso tem se tornado uma questão de jogar a culpa sobre outros – pessoas, instituições específicas ou a sociedade em geral – e assumir o papel de vítima. Se falham, acreditam que não é por culpa sua, mas sim “do sistema” ou outra pessoa qualquer. Entretanto, o fato é que muito daquilo que nos acontece é de nossa inteira responsabilidade. Se falhamos ou deixamos de atingir nossos objetivos e aspirações, não é culpa de ninguém, mas nossa.  

 

Helen Keller perdeu a visão e a audição devido a uma doença quando tinha apenas 19 meses de idade. Entretanto, com a ajuda de Anne Sullivan, uma instrutora dedicada, ela venceu suas deficiências consideráveis e se tornou uma escritora, defensora dos direitos dos deficientes e conferencista. Um de seus pontos fortes foi que ela nunca apresentou desculpas; ao contrário, foi capaz de afirmar: “O que estou procurando não está lá fora. Está dentro de mim.”  

 

Citando o exemplo de Keller, o consultor em liderança Tim Kight observou: “Os médicos não fazem de você uma pessoa saudável. Os nutricionistas não fazem você ficar magro. Os professores não fazem você ficar inteligente. Os treinadores não fazem você ficar em forma. Eles ajudam, mas você tem que assumir a responsabilidade e fazer o trabalho necessário.”

 

Nós vemos isto todos os dias no ambiente de trabalho. Para obter um emprego, precisamos antes completar um currículo, preencher um formulário e sermos entrevistados. Para fechar uma venda, precisamos interagir com potenciais compradores e informá-los sobre os valores e benefícios de nossos produtos ou serviços. Para ganhar uma promoção ou um aumento de salário, precisamos provar que os merecemos. Como Kight diz, precisamos assumir a responsabilidade e fazer o trabalho. 

 

A Bíblia tem muito a dizer sobre isto. Por exemplo, ela afirma a virtude do trabalho honesto. Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.” (II Tessalonicenses 3:10). Até mesmo há dois mil anos as Escrituras estavam ensinando: “Não existe almoço grátis.”

 

Nós podemos admirar um colega que compreenda como integrar com eficácia sua fé ao seu trabalho, mas será necessário um esforço de nossa parte para realizar a mesma coisa. “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” (II Timóteo 2:15). A “palavra da verdade” – a verdade de Deus tal como revelada nas Escrituras – não vem até nós por osmose. Nós precisamos dedicar tempo para ler a Bíblia, estudá-la, meditar sobre ela e memorizá-la a fim de internalizar suas verdades e princípios para aplicação prática. 

 

Ao mesmo tempo, para tornar-se um “embaixador de Cristo” (II Coríntios 5:20), consistente e frutífero, também precisamos entender que embora tenhamos um papel importante em nosso sucesso, o mesmo acontece com Deus. Filipenses 2:13 nos diz: Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” 

 

Isto se alinha com o que Jesus ensinou aos Seus discípulos quando declarou: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor… Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim… pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:1-5). Nós precisamos tomar a iniciativa e despender o esforço necessário, mas para realizar os propósitos de Deus para nossa vida, precisamos confiar nele. Como o apóstolo Paulo escreveu, “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13). 

Partilha esta Reflexão

“Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade Dele.” Filipenses 4:13

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.