Após as evidências dos últimos sessenta anos, a Lei de Parkinsoné tão aceite no mundo dos negócios quanto a lei da gravidade é aceite na física.
A Lei de Parkinson diz que você gastará tanto tempo para executar um trabalho quanto o tempo expectável que tiver para acaba lo.
O problema, então, é que não sobra tempo para pensar na obra ou planeá-la.
O tempo de reflexão é absolutamente crítico. A hora do planeamento é quando você pensa lançar recursos (dinheiro e tempo) numa ideia ou projeto:
-Como isso vai acontecer?
-Quanto é que isso nos pode custar? Só depois é que deverá começar a “fazer”.
“²⁸ Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
²⁹ Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
³⁰ Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. “
(Lucas 14:28).
Muitas pessoas invertem esse processo e começam com “fazer”. O problema com essa estratégia é que, por causa da Lei de Parkinson, eles nunca chegam a pensar ou planear …“é meio caminho para o desastre”.! É por isso que você deve reservar um tempo para pensar e planear.
Limite seu tempo de trabalho e reserve tempo para as outras partes vitais do trabalho…
A prática da Lei de Parkinson é uma boa solução para a exaustão..
É assim como a gravidade, a sabedoria está em usá-la a seu favor e não lutar contra ela o tempo todo.
Use a Lei de Parkinson a seu favor, incentivando-se a trabalhar rapidamente.
Reflita : “Vou me dar X horas para este projeto. Se eu conseguir fazer isso em 75% do tempo e ainda fizer bem, posso usar os 25% para ir para casa mais cedo, trabalhar em outros projetos exigentes ou ir pescar.” (Eu escolho a opção nº 3 quase todas as vezes.)
Assim, quando estou com um prazo apertado e uma carga enorme, trabalho em intervalos de 15 minutos com foco intenso no assunto.
???? Você não vencerá a Lei de Parkinson, mas pode usá-la para vencer – crie “Margem” intencionalmente na sua vida para descansar e sobretudo para buscar Deus em primeiro lugar. (Mateus 6:33)