{ reflexão semanal }

Newsletter nº14/2024

A Arte da Liderança Não Convencional

por Rick Boxx

Liderança. Existem muitas perspetivas acerca de como deveria ser uma liderança convencional, mas anos de experiência ensinaram-me que o que se requer é um estilo de liderança não convencional se levarmos a sério a vivência  da nossa fé no mercado de trabalho atual. Aqui estão alguns exemplos:

1)  Prioridades não convencionais 
Certa vez um chefe pediu-me para assinar alguns documentos legais que tinham sido modificados ilegalmente para que a nossa empresa recebesse mais dinheiro de um cliente. Por um momento, temendo perder meu o emprego, relutantemente aceitei a exigência do meu chefe. Mas então, o Espírito de Deus  fez-me lembrar que Ele vê todas as coisas, e que minha lealdade deveria ser primeiramente para com Deus.

Mesmo correndo o risco de perder o emprego, eu disse ao meu chefe que não iria satisfazer o seu pedido. Ele não ficou feliz, mas respeitou a minha posição e nunca mais me pediu para fazer algo antiético novamente.

Um Líder Não Convencional aprende e crê que a lealdade primeiramente a Deus resulta no favor e sabedoria vindos dEle. Provérbios 21:21 ensina: Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.” 

2)  Respeito não convencional  
Os conflitos são inevitáveis no ambiente de trabalho. Já trabalhei em locais onde os líderes lidavam com os conflitos com repreensão das pessoas de forma irada.  Outros, tornavam-se agressivos passivos, pois nunca partilhavam com sinceridade os seus sentimentos. Mas também conheci líderes que lidaram bem com conflitos, o que começa sempre por uma mentalidade e coração humildes.

Esses líderes talentosos agem primeiramente com o desejo de valorizar, apreciar e respeitar as demais partes envolvidas. Depois, esses líderes determinam que os factos reais têm de ser compartilhados. Finalmente, eles consideram como expor claramente esses factos, mas em amor.

Um Líder Não Convencional acredita que apreciar e respeitar as outras pessoas com verdade e amor causam um impacto maior. Em Efésios 4:15, o apóstolo Paulo escreveu: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo nAquele que é a cabeça, Cristo.”

3)  Propósito não convencional
Quando pergunta a empresários a razão de iniciarem os seus negócios, a maioria vai responder que foi para ganhar dinheiro. Não foi este o motivo pelo qual Ryan Fee iniciou a Camel Culture. Enquanto eram voluntários num um campo de refugiados, ele e a sua esposa perceberam que aquilo de que os refugiados somalis sentiam mais falta era dos camelos da sua terra natal e do seu leite. Sentindo compaixão por esses refugiados, os Fees começaram o negócio da vender-lhes leite de camelo, ficando surpreendidos com a grande procura do seu produto.

Um Líder Não Convencional acredita que, ao abordar um negócio tendo um propósito mais elevado em mente, acaba por ter como resultado a obtenção de muito mais que apenas lucros. Jesus Cristo ensinou: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33). 

Há outros exemplos que eu poderia citar, inclusive de pessoas que enfrentaram grande oposição por causa das suas convicções espirituais. Esses Líderes não convencionais acreditam na exigência de determinação, coragem e uma visão elevada sobre ética para posicionarem-se contra um mundo corrupto e imoral. Eles compreendem o que Provérbios 10:9 ensina: Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.” 

Na Próxima semana há mais!

Partilha esta Reflexão

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33).

Reflexões da Semana é um serviço da ASPEC – Associação de Profissionais e Empresários Cristãos, em colaboração com “CBMC International”. Para mais informações não hesite em contactar-nos.