Team work makes the dream work!

Nunca uma frase demonstrou tão bem como o trabalho em equipa resulta em algo crucial para um projeto.

Seja qual for o empreendimento ou o plano, a solidez de uma equipa bem organizada torna-se importante para cumprir o objetivo a que se propuseram.

Nem mesmo o carisma de líderes como Steve Jobs, por exemplo, conseguiriam levar a visão da Apple avante sem um grupo de pessoas que partilhassem a paixão e a devoção pela criação de produtos inovadores e apelativos para os consumidores.
Exemplo disso foi o desenvolvimento do primeiro iPhone (2007), que revolucionou a forma como todas as pessoas passaram a interagir com os telemóveis, e criou indústrias completamente novas.

Foi o esforço de engenheiros, designers, desenvolvedores de interfaces e muitos outros que, inspirados pela visão de Steve, trabalharam e caminharam em direção ao produto que nos foi dado a conhecer em Junho desse mesmo ano.

A Bíblia diz em Provérbios 15:22:

“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.”

A dado momento, durante o desenvolvimento do produto, foi necessário desenvolver um teclado tátil para o novo smartphone.Todas as soluções propostas pareciam ineficientes para utilizar num painel de vidro, que seria a nova forma de interação com o aparelho.

A equipa trabalhou em conjunto e individualmente, para apresentar soluções para um problema. Todos deram o seu input em reuniões de brainstorming, para conseguirem resolver este entrave no desenvolvimento.

E foi então que um colaborador, no mar de possíveis versões e sugestões para o teclado, apresentou a sua ideia de escrita com base em escrita preditiva e inteligência artificial. O teclado conseguiria prever que letra o utilizador iria escrever a seguir, e aumentava o local de inputda letra seguinte, para diminuir drasticamente a quantidade de erros.

O problema foi resolvido. Na diversidade de opções e de escolha, surgiu a solução ideal.

Devemos considerar este princípio, sempre que estejamos a tentar criar algo novo ou a embarcar num novo projeto: existe uma riqueza incrível e insondável na pluralidade de visões sobre um tema. Isso só o tornará mais rico, acrescenta-lhe valor intrínseco, e melhora a nossa perspetiva de crescimento e de resultados.

Sem conselhos, sem perspectivas exteriores e às vezes opostas à nossa, os planos fracassam. Mas quando permitimos outros com o mesmo desejo e que se revêem na mesma visão de partilharem a sua unicidade, o plano tem tudo para ser bem-sucedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fifteen − one =